A Saúde e a Doença no Mundo das Séries

14-10-2009 18:23

ellis gray

O mundo da ficção busca, muitas vezes, se pautar no real para nos entreter. E, como ficar doente faz parte da vida de todas as pessoas, são várias as séries que tocam no assunto de forma mais ou menos contundente. E, na hora em que as séries de TV tocam em assuntos delicados, nós, telespectadores, nos colocamos no lugar dos personagens, sofremos junto com eles e acompanhamos seus dramas com ainda mais interesse.

Por exemplo, podemos citar os casos abaixo, de personagens de séries que enfrentaram doenças terríveis e os danos que essas doenças causaram.

Silver (90210)
silver

Na nova versão de Barrados no Baile, uma das personagens principais, Silver, irmã de Kelly, da história original, desenvolveu Transtorno Bipolar. A doença, grave, foi mostrada de forma simples, porém objetiva, mostrando como Silver podia ficar agressiva e como sofria por causa de suas mudanças bruscas de temperamento. Acabou descobrindo seu problema e está em fase de tratamento.


Mônica (FRIENDS) – Monk (Monk)

monica

FRIENDS, mesmo sendo uma comédia, tocou no assunto doença com a personagem Mônica, que sofria de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Para nós era engraçado observar suas mil manias, mas quem tem TOC sabe o quão doloroso isso pode ser.

Aliás, outro personagem com TOC é o detetive Monk, do seriado homônimo. Suas mil e uma manias fazem dele cômico e, brilhante.

Tara (The United States of Tara)

tara

Ser várias pessoas em uma e, exatamente por isso, não ser ninguém. Esse é o drama de Tara, que sofre de múltiplas personalidades. Como fazer todas conviverem dentro de si sem causar muitos problemas? Como lidar com alguém que muda de personalidade a toda hora? Em The United States of Tara, essa rara doença é abordada de forma leve e dramática ao mesmo tempo.

Dexter Morgan (Dexter)
dexter

A psicopatia é uma doença que atinge uma parte da população. O psicopata não tem sentimentos e, por isso, é um risco à sociedade. Temos atualmente no ar na TV brasileira a psicopata Ivone, de Caminho das Índias. Mas, o maior psicopata das séries é, certamente, Dexter. Com a mais graves da psicopatias, aquela que faz da pessoa um assassino em série, Dexter foi criado dentro de um código para direcionar sua doença para eliminar outros assassinos. A premissa e a execução da série são ótimas, mas a doença é muito grave.

Ellis Grey (Grey’s Anatomy)

ellis gray

A mãe da protagonista de Grey’s Anatomy, uma renomada cirurgiã, sofreu do Mal de Alzheimer, fato que a protagonista Meredith, escondia de todos. A doença devastou a personagem, transformando-a em uma pessoa que não reconhecia ninguém e que vivia numa clinica. No final, a personagem acabou morrendo.

E não é por acaso que deixamos a personagem Ellis Grey por último. O Mal de Alzheimer é a segunda doença mais temida pelos norte-americanos, depois do câncer. Entretanto, hoje grandes cientistas estão convencidos de que as pesquisas sobre as causas e as prevenções do Mal de Alzheimer venceram algumas barreiras, e que existem motivos reais para ver o futuro com otimismo.

E é sobre isso que falará o “The Alzheimer’s Project” (Projeto Alzheimer), que a HBO passa a exibir a partir do dia 04 de agosto.

O projeto conta com 04 documentários, 17 curtas-metragens complementares e uma ampla iniciativa multimídia da HBO, que mostrará histórias reais de pessoas que vivem com o Mal de Alzheimer, além de apresentar com detalhes os grandes avanços científicos nas áreas de prevenção, tratamento e erradicação da doença.


Hospedagem de site