A Grade Flutuante da Record…

07-10-2009 18:19

record_logo

Durante muito tempo o SBT foi conhecido (e atacado) por não ter uma grade fixa, onde seus programas mudavam de horário ao bel prazer de Sílvio Santos. Pois agora isso não é exclusividade da emissora do tio Sílvio, já que a Record, em busca do segundo lugar de audiência definitivo, brinca como bem entende com o horário de suas atrações, sem se preocupar muito com o que pensa o telespectador.

Um exemplo recente? O Esporte Fantástico, genérico da Record do Esporte Espetacular (da Globo). O programa começou sendo exibido no domingo, a princípio no mesmo horário do Esporte Espetacular. Devido à surra que tomou no Ibope, foi trocando de horário até ser transferido de dia. Até quando, não sabemos, afinal, a audiência do programa ainda é muito baixa.

elianaxana

Um outro exemplo é o programa Tudo É Possível, agora comandado por Ana Hickmann e que antes era apresentado por Eliana. Com a saída da Loirinha dos Dedinhos para o SBT, Ana assumiu o programa, que se manteve no horário, conquistando alguns bons índices de audiência. Até que estreou, no SBT, o Programa da Eliana, e o Tudo É Possível passou a perder na audiência. O que se faz? Troca-se de horário e o programa agora é apresentado ao meio dia. O resultado vem agradando e, a princípio, o horário que seria um teste, deve ser mantido.

Mas o grande problema vai realmente acontecer a partir de novembro, quando estreia A Fazenda 2. Afinal, como ficarão os horários do Programa do Gugu e do Domingo Espetacular (o genérico do Fantástico) com a estreia do reality?

programadoguguO que se fala dentro dos corredores da Record é a troca de horário do Gugu para as três da tarde, antigo horário de Ana Hickmann. Seria uma tática para que Gugu fuja do confronto noturno e se aproveite da possibilidade de Faustão deixar de apresentar a primeira parte do Domingão antes do futebol, o que o apresentador pleiteia tem tempos.

Ou seja, é uma verdadeira grade dos bispos loucos!

E, opinião de telespectador, um sério problema. Um das coisas que estamos habituados na Globo é saber a hora de nossos programas, que não são exibidos a cada dia num determinado horário. Enquanto isso, para brigar pela audiência, as demais emissoras não se preocupam com aqueles que lhe dão audiência e, desrespeitando-0s, colocam os programas para lá e para cá em suas grades, tornando impossível a fidelidade da audiência.

Digo isso como telespectador. Querem um outro exemplo? O programa Ídolos, que a princípio era exibido às terças e quartas, às 23h. Programado que sou, me habituei a assistir assim. Até que num belo dia, numa quarta-feira, ligo na Record para acompanhar o programa e já havia perdido meia hora dele. A emissora adiantou o programa em meia hora para ver como a audiência corresponderia, já que na Globo passava o futebol. E eu, que curto o programa, fiquei p. da vida, é claro.

idolos

Vejo tudo isso como uma falta de respeito ao telespectador. E, enquanto assim for, os resultados serão como os atuais: a Globo na audiência absoluta e as demais lutando para ficar em segundo lugar, muitas vezes, com a metade da audiência dela.

Uma resposta direta e reta do telespectador! Afinal, respeito é bom e a gente gosta!


Hospedagem de site