O verão está chegando e, com ele, uma vontade de cores luminosas e alegres. As peles começam a ficar morenas, a gente tem mais vontade de sair para a rua e aquelas cores escuras que tanto combinaram com o inverno, não nos satisfazem mais.

Recebo muitas perguntas sobre as cores novas da estação e sobre como combiná-las. Como o assunto não é tão fácil a coluna Dicas de Moda vai dar algumas dicas e sugestões para facilitar as compras e as produções do verão que está chegando.

FOTOS: INSPIRE-SE COM AS PASSARELAS
Alexandre Schneider/UOL

No desfile da Huis Clos a palidez do nude foi quebrada com o batom vermelho

Já reparou como nós temos uma reação muito instintiva com as cores, ou gostamos ou detestamos certa cor. Não tem meio termo. A gente também tem a cor preferida, aquela que carregamos da infância e recheia nosso guarda-roupa, tem a cor do time, as cores do país. A cor fala ao coração e, segundo pesquisas especializadas, é responsável por 60% das vendas por impulso.

Muitas clientes e internautas dizem que adoram cores, mas se sentem tímidas ou sem jeito para combiná-las. Há cores que só funcionam no verão, com a pele bronzeada, e outras que, pelo contrário, só ficam bonitas com a pele mais clara.

A primeira lição sobre as cores é que elas não são absolutas, mas sempre funcionam relacionadas às outras. Por exemplo: as mulheres mais morenas normalmente ficam bem com cores vibrantes e claras, como o amarelo e o branco, pois elas ressaltam as qualidades naturais da pele. As cores também dependem da tonalidade, ou seja, os azuis, por exemplo, podem ser mais para o turqueza, quando possuem em sua formação mais amarelo ou então podem ser arroxeadas, quando têm mais vermelho.

Para cada tom de pele, uma cor fica melhor. Você pode fazer um teste experimentando junto ao espelho as cores do arco-íris e verificar quais as que ficam melhor em você. Depois coloque lado a lado as tonalidades, fazendo combinações novas.

Para ajudar na tarefa, selecionamos as cores principais da estação. Veja também como combiná-las.