Artigos da Wikipedia ganharão vídeos

20-06-2009 21:38

Artigos da Wikipedia ganharão vídeos

Wikipedia quer popularizar o conceito de ´vídeo aberto´
Os internautas, dentro de dois ou três meses, poderão utilizar o botão “Add Media” para incluir vídeos aos artigos da Wikipedia, segundo informação do Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology.. 

Ao clicar no novo botão, uma interface se abrirá, permitindo a busca de mídias audiovisuais que estejam livres de direitos. A partir disso, o editor da enciclopédia virtual escolhe o vídeo que pensa ser adequado e insere dentro do artigo. 

A princípio, não são muitas empresas e sites que participarão do conceito de “vídeos livres”. Estima-se, que, além do um milhão de vídeos da Wikimedia Commons, o Internet Archive disponibilizará um catálogo de 200 mil títulos. Metavid, que tem o slogan de “Open Vídeo Archive of the US Congress”, completa o time de provedores de mídias. 

Materiais históricos, discursos políticos, documentários e entrevistas icônicas deverão fazer parte da primeira parte do acervo. O intuito dos desenvolvedores da Wikipedia é aumentar o número de colaborações, incentivando os realizadores de vídeo a terem seus trabalhos publicados no formato aberto, em um lugar de grande visibilidade.

 

Hospedagem de site