Cancelômetro: O Destino das Nossas Séries Preferidas

07-10-2009 18:21

A Fall Season mal começou nos Estados Unidos e as primeiras previsões sobre o futuro das séries já começaram a ser feitas. Quais séries sobreviverão e terão direito a novas temporadas? Quais estão a perigo e podem no máximo ter 12 episódios? E finalmente quais seriados não estão agradando e devem  ir para o limbo das séries?

É difícil fazer qualquer previsão a respeito disso, mas o site americano TV by The Numbers arrisca. Baseado nos números da audiência nos Estados Unidos e aliando a diversos fatores o site desenvolveu um índice que calcula as possibilidades de nossas séries preferidas sobreviverem. Neste levantamento o número 1 é o X da questão.

Se o cálculo resultar num número muito abaixo de 1 significa que a série está com os dias contados. Se o resultado for abaixo de 1, mas muito próximo a ele o seriado está a perigo, mas ainda pode receber uma segunda chance. Agora, se o programa contar com números maiores do que 1 você já pode estourar foguetes e aguardar pela renovação.

E a primeira vítima das previsões já é conhecida. A série The Beautiful Life do canal CW obteve índice de 0,49, um dos piores do levantamento. E confirmando o esperado o seriado foi recentemente descontinuado pelo canal. Confira neste especial que o Blog NaTV preparou mais algu, mas previsões. Veja se a sua série preferida está entre as que podem ir dessa para melhor.

1 – Dollhouse

Cancelometro_Dollhouse_01

Dollhouse definitivamente não sobreviverá a esta Fall Season. A série estrelada por Eliza Dushku interpretando a jovem Echo, tem como seu criador Joss Whedon, o mesmo de de Buffy, a Caça-Vampiros. A série de ficção científica não agradou muito a audiência na primeira temporada,, mas mesmo assim recebeu uma segunda chance da emissora FOX, mas parece que o seriado não tem aproveitado muito bem a chance que recebeu.

Constantemente a exibição de Dollhouse nos Estados Unidos tem deixado a FOX na quarta posição da audiência, a frente apenas da emissora CW. O primeiro episódio da segunda temporada exibido no dia 25 de Setembro obteve os piores números  de toda a série. Foram apenas 2,69 milhões de pessoas assistindo e a audiência em relação a Brothers, série que  é transmitida antes, é sempre menor. Para piorar, os números desta semana caíram mais ainda, foram 600 mil telespectadores a menos.

Com tudo isso a série dramática exibida no Brasil pelo canal FX só tem um possível destino: o cancelamento. No índice realizado pelo site americano o seriado recebeu pobres 0,32. É o pior número entre todas as séries incluídas no levantamento.

2 – Law & Order

Cancelometro_LawandOrder_01

Law & Order estreou no dia 13 de Setembro de 1990. Criada por Dick Wolf e transmitida pela NBC desde então o seriado já vai para o vigésimo ano de transmissão. Tem como cenário a cidade de Nova Iorque e aborda os complexos casos policiais que envolvem a metrópole e os esforços dos policiais e dos promotores de justiça em solucioná-los, mas a série apresentada no Brasil pela Universal Channel parece que não terá uma vigésima-primeira temporada.

É inegável o sucesso da série que a manteve tanto tempo no ar. A repercussão foi tamanha que gerou uma franquia muito lucrativa resultando em outros seriados como Law & Order: Criminal Intent e Law & Order: Special Victims Unit. E  os próprios spin-offs podem estar entre as razões do futuro não muito  promissor de Law & Order. Atualmente a audiência das séries da franquia são maiores do que a da série-mãe.

Outra motivação para um possível cancelamento da série é o desgaste natural. Afinal chegar a 20 anos de duração e ainda ter boas histórias para contar não deve ser fácil. Além disso o custo de produção da série é muito alto. E é difícil que continue justificando o investimento. Dessa forma o seriado recebeu o índice de 0,45, um número pífio na escala dos possíveis cancelamentos.

3 – Cold Case

Cancelometro_ColdCase_01

Cold Case é conhecida como Arquivo Morto aqui no Brasil, onde é  transmitida pelo canal á cabo Warner e na TV aberta pelo SBT. Fala sobre uma divisão policial que se especializou na investigação de crimes não resolvidos. A série decorre na cidade de Filadélfia na Pensilvânia. Na última Fall Season a produção resistiu nos 45 minutos do segundo tempo e fugiu do cancelamento. A disputa estava entre Cold Case e Without a Trace e a segunda levou a pior.

A detetive Lilly Rush tem enfrentado uma grande concorrência da programação dos outros canais. Os números da estréia da série no último dia 27 de Setembro foram visivelmente piores do que a da premiere de The Unit no ano passado. A situação é tão preocupante que a CBS nem sequer falou sobre o desempenho da série no release liberado para a imprensa. Neste haviam apenas citações apenas a The Amazing Race e 60 Minutes.

Quando uma série figura na lista para ser cancelada em um ano é difícil que ser recupere no próximo, isso já demonstra que não há muito interesse do canal em mantê-la no ar. Novamente os custos de produção são a desculpa para que a série não tenha uma nova temporada. O índice obtido por Cold Case é de 0,67 e com este número é improvável que a série resista. Desta forma, além do arquivo parece que o futuro da série também estará morto em breve.

4 – Parks and Recreation

Cancelometro_ParksandRecreation_01

A irmã mais nova de The Office está penando para convencer a audiência americana de que merece um lugar ao sol. A série é focada em Leslie Knope, uma funcionária do Departamento de Parques e Recreação da cidade de Pawnee nos Estados Unidos. Entre outros desafios governamentais ela luta para levar a diante o seu plano de transformar um grande buraco numa localidade da cidade em um parque para os cidadãos.

Mesmo com a estrela da maravilhosa comediante Amy Poehler a série ainda não consegue se desvencilhar de alguns proble, mas. Por isso Parks and Recreation ainda não conseguiu bons índices de audiência, mas qual o problema da série? O principal está na idéia central que é fraquíssima. Não há roteirista que consiga desenvolver boas histórias em cima desta premissa. O segundo motivo que afasta os espectadores é a comparação com The Office. Pra muitos Parks não passa de uma versão governamental da série de escritório,, mas sem a graça da original.

É incerto o futuro de Parks and Recreation, mesmo sendo inegável que a série tem melhorado em qualidade nesta segunda temporada. Mesmo com a melhora a audiência não vem surtindo efeito e a NBC deve apostar em outras possibilidades na próxima Fall Season. O índice da série ficou em 0,68, pouco acima do que o número de Cold Case,, mas o destino deve ser o mesmo, o do cancelamento precoce.

5 – Melrose Place

Cancelometro_MelrosePlace_01

Já não é novidade que a audiência de Melrose Place não é das melhores. Ouvimos dia após dia que os números além de ruins vem caindo constantemente. A emissora CW, responsável pelo seriado, já deu cabo de The Beautiful Life por números ruins de espectadores. Não seria nenhuma novidade que Melrose Place recebesse o mesmo tratamento.

A série se passa no condomínio Melrose, em Los Angeles, onde as vidas de seus locatários se cruzam em diversas situações envolvendo ambição, sexo, traições e até mesmo assassinatos. É um remake do seriado homônimo dos anos 90. Está em sua primeira temporada nos Estados Unidos e já foi anunciada no Brasil para ser transmitida pelo canal pago Sony.

A série recebeu o índice de 0,78, um número nada bom, mas ainda sim mais próximo do 1 do que os outros. Dessa forma ela ainda pode ter alguma salvação. Se analisarmos o histórico da versão original perceberemos que a mesma também penou em seu primeiro ano e só depois fez o sucesso que fez. Outra jogada para mudar esse prisma é a participação da atriz Heather Locklear. A Amanda do elenco original deve instigar os fãs a verem a série de novo, o que pode aumentar a audiência.

6 – The Forgotten

Cancelometro_TheForgotten_01

O nome de Jerry Bruckheimer está por trás de várias produções que fizeram muito sucesso na televisão. Entre elas podemos citar Cold Case, CSI e todos seus spin-offs e ainda a recém cancelada Without a Trace. Em todas elas Bruckheimer era produtor executivo. O último trabalho dele é The Forgotten.

The Forgotten mostra a história de um grupo de civis que ajuda a polícia a descobrir a identidade de desconhecidos, ou seja, pessoas que morreram e que a investigação policial não conseguiu identificar. O trabalho dessas pessoas é garantir que estas pessoas não sejam enterradas com as suas histórias, sem que se saiba a importância que tiveram.

Que pena que nem sempre uma história boa com uma boa equipe por trás garante bons números de audiência. É o caso de The Forgotten, cuja audiência já não foi das melhores em sua estréia e caiu ainda mais no segundo episódio. Os 0,78 no índice das próxi, mas a irem para a berlinda faz com que se confirme a idéia de que o genêro policial não é a especialidade da ABC.

7 – The New Adventures of Old Christine

Cancelometro_TheNewAdventures_01

No ano em que Julia Louis-Dreyfus ganha destaque na mídia por causa da reunião do elenco de Seinfeld em Curb Your Enthusiasm, a sua série está na berlinda e correndo o risco de ser cancelada, mas o perigo não é tão grande assim como no caso das seis séries expostas anteriormente. Vocês devem estar se perguntando o porque disso já que o índice de Old Christine é até menor que o de Melrose e o da série da ABC, The Forgotten.

E a resposta para esta dúvida chama-se Syndication. Mais comum no mercado televisivo dos Estados Unidos este tipo de negociação acontece com todas as séries que chegam perto dos 100 episódios. Atingindo esta marca as séries conseguem ser incluídas em Syndication e o seu valor de mercado e possibilidades de negociação sobem consideravelmente. O fato é que a série conta hoje com cerca de 65 episódios e se for renovada atinge em 2010 o tal Syndication.

Enfim, mesmo que os números da audiência não estejam no nível desejado pela emissora a proximidade dos 100 episódios pode salvar o seriado da forca. O que faz que mesmo com índice de 0,7 a situação de The New Adventures of Old Christine não seja tão preocupante assim.

8 – Fringe

Cancelometro_Fringe_01

Depois de um início de primeira temporada promissor Fringe acabou de forma mediana o seu primeiro ano. A série criada J.J. Abrams, mesmo de Lost, Alias e Felicity não empolgou tanto assim como se esperava, mas mesmo assim ela recebeu uma segunda chance, mas o voto de confiança a Fringe veio acompanhado da pior das ações para séries renovadas: mudança de dia e horário.

E talvez esta a mudança de dia possa estar por trás dos números da série nesta segunda temporada. O seriado que já chegou a atingir mais de 13 milhões de espectadores no seu primeiro ano não passou de 6 milhões e meio nos episódios já transmitidos até agora. Mesmo herdando sempre 3 milhões de pessoas a mais de Bones que a antecede na programação da FOX, Fringe consegue bons resultados.

O voto de confiança que faz com que Fringe mesmo com o nível de 0,74 no índice esteja entre aquelas produções que ainda tem chance de escapar está galgado muito mais no potencial de J.J. Abrams. Além do cara já ter mostrado do que é capaz a própria série também demonstra que pode fazer muito melhor do que já fez. E vozes dentro da emissora FOX concordam com a idéia e tendem a querer dar mais uma chance a série. Resta esperar pra ver se eles vencem a queda de braço e conseguem garantir pelo menos mais um ano para Fringe.

9 – Brothers and Sisters

Cancelometro_BrothersAndSisters_01

Brothers and Sisters está no limite das séries que podem ser canceladas. De todas não é a que está mais a perigo, mas não também ainda não garantiu sua salvação. E talvez seja este meio termo o grande motivo para que a série figure na lista como uma possível candidata ao limbo.

A série que narra os conflitos e acontecimentos da família de classe média alta dos Walkers nos Estados Unidos vem apresentando audiências medianas no horário em que é exibida pela ABC. Apesar de não apresentar números pífios a produção também dificilmente consegue audiência que a leve para as primeiras posições.

Se nada mudar pode ser que a série que tem entre seus destaques a veterana Sally Field possa ser cancelada ao final desta que será a sua quarta temporada. No índice a série ficou com 0,90 e assim como Old Christine, da CBS o que pode salvar a série da berlinda é a proximidade de conquistar Syndication.

10 – House

Cancelometro_HouseMD_01

E o grande nome da lista é House. De todas as séries incluídas no levantamento o seriado conquistou o melhor índice. Ou seja, de todas, House M.D. é a que mais se distancia da possibilidade de cancelamento. A produção da FOX vem conquistando bons números na audiência mesmo indo para um sexto ano. A série consegue se renovar constantemente, mas sem perder o espírito focado no personagem interpretado por Hugh Laurie.

A sexta temporada de House veio acompanhada da notícia de que Jennifer Morrison, que interpretava a Doutora Cameron, não fará mais parte do elenco fixo da série. E ainda que esta notícia desagrade a muitos o contexto da nova temporada na qual o médico confronta os seu lado ruim com seu lado bom é o suficiente para manter os fãs ligados e a audiência em alta.


Hospedagem de site