Cláudio Lins fala da expectativa de estrelar mais uma novela no SBT/Alterosa

22-11-2009 18:58
Bruno Veiga/Divulgação
Ator e cantor, Cláudio Lins ganhou experiência trabalhando em musicais, antes de chegar à TV

Quarta novela protagonizada por Cláudio Lins, de 36 anos, o remake de Uma rosa com amor, de Vicente Sesso, que o SBT começa a gravar em São Paulo, mês que vem, tem tudo para colocar a emissora em posição de igualdade com as concorrentes no cada dia mais acirrado mercado da teledramaturgia brasileira. “Estou com uma sensação muito boa, porque, da primeira vez em que trabalhei lá, achei que o núcleo de dramaturgia ficava um pouco mais no cantinho. Agora, em um primeiro momento, percebo que estão cuidando muito bem dele”, diz o artista, filho de Lucinha e Ivan Lins.

A versão original da novela foi apresentada na década de 1970, na Globo, com Marília Pêra e Paulo Goulart nos principais papéis. Na adaptação de Tiago Santiago, dirigida por Del Rangel, os protagonistas serão Cláudio e Carla Marins, num elenco em que se destacam, entre outros, Betty Faria, Edney Giovenazzi, Lúcia Alves, Toni Garrido, Etty Fraser, Rubens Caribé e Jussara Freire.

“A concorrência é importantíssima para a manutenção e melhoria da qualidade das novelas”, acredita Cláudio Lins, envolvido no momento com a turnê de lançamento de Cara, seu segundo disco. O investimento da emissora neste gênero, conforme o jovem ator, abre campo de trabalho não apenas para artistas, mas para técnicos também.

Lourival Ribeiro/SBT
Terça-feira foi apresentado o elenco da novela, que marca a estreia de Tiago Santiago na emissora



TRAJETÓRIA
Cláudio Lins começou no teatro, em família, ao participar do musical infantil Sapatinho de cristal, aos 11 anos, sob a direção do padrasto, Claudio Tovar. O musical acabaria se tornando uma marca em sua vida, pois iria participar, ainda, de Ópera do malandro, inclusive na versão em concerto. Atuou também em Quatro carreirinhas e, mais recentemente, em Gota d’água, com o qual fez temporada até em Portugal. “O fato de eu cantar acaba me abrindo este mercado”, constata.

Na televisão, Cláudio Lins estreou em História de amor, de 1996, da Globo, coincidentemente ao lado de Carla Marins. “Ela é uma pessoa muito importante em minha trajetória televisiva. Enquanto eu fazia a primeira, na época ela já devia estar em sua 10ª novela”, recorda o ator. Em Perdido de amor, sua segunda novela, já na Bandeirantes, ele virou protagonista. Depois fez Terra mãe, na RTP de Portugal, seguida de Esmeralda, no SBT/Alterosa, ao lado de Bianca Castanho.

Casamento, família, amor, disputa, traição, cobiça, solidariedade e escolhas de vida e amizade estão na trama de Uma rosa com amor, em que Cláudio Lins viverá o empresário francês Claude Antoine, radicado no Brasil. Elegante, ele planeja construir no Brasil moradias populares.

Na opinião de Cláudio Lins, será uma novela light e, além do público, vai divertir o próprio elenco. A estreia está prevista para fevereiro, em faixa de horário ainda a ser definida. Ele diz que, em todo começo de novela, tem de “baixar a bola”, para não cair na tentação do exagero. “Sempre peço às pessoas que estão ao meu redor para me ajudar”, revela, atribuindo a empolgação à chamada “energia de palco”.

“Na TV não precisa disso, você pode falar baixinho que todo mundo ouve”, compara, lembrando a necessidade de trabalhar a voz no palco. “Na verdade, a diferença entre o teatro e a televisão é mais de dosagem”, continua. “É raro você fazer na televisão algo que exija uma construção maior”, reconhece, ainda que o francês possa exigir dele dedicação maior ao personagem. “Mas já estou estudando francês”, avisa, acrescentando que também acaba de ganhar ajuda de uma fonoaudióloga, contratada especialmente pela emissora para cuidar da prosódia toda especial do francês que vai interpretar.


Hospedagem de site