Conheça as técnicas de depilação masculina e decida se vale a pena ficar peludo

29-10-2009 14:40

Músculos e abdome bem definidos escondidos por debaixo dos pêlos… Pele sensível e várias bolinhas vermelhas ao barbear… Marca de natação prejudicada pelo atrito dos pêlos na água. Não importa se por estética, indicação médica ou paixão pelo esporte, a depilação masculina vem ganhando adeptos no Brasil com o passar dos anos. Segundo o dermatologista e consultor da Men’s Health Valcinir Bedin, há cinco anos, de cada 100 pessoas interessadas em se depilar, só duas eram homens. Hoje, eles chegam a 20. Peito, costas, abdome, barba, orelhas e sobrancelhas são as regiões mais procuradas. Mas é possível depilar também o ânus e a virilha. Segundo o nosso consultor, tirando problemas freqüentes de pêlos encravados, não existe outra precisão para os homens se depilarem. O pêlo tem uma função importante de proteger o corpo de agentes externos e sua retirada pode facilitar a entrada de bactérias, por exemplo. “A prática é por estética mesmo, higiene e comodidade em se livrar de uma vez por todas da lâmina no rosto e do desconforto de ter um casaco natural. Conheça as opções:

>> Laser

A depilação com uso do laser é feita em sessões curtas. “Em cada uma, mais ou menos 20% dos pêlos são eliminados completamente por estarem na fase anágena do crescimento. O restante volta a nascer em alguns meses”. Indicado para qualquer área do corpo, trata-se do método mais eficiente e menos agressivo, principalmente para quem tem problema de pseudofoliculite (pequenas bolas vermelhas com pus). Nas regiões do rosto e do pescoço, onde os pêlos são mais grossos, pode-se aplicar o laser somente nos locais em que haja o encravamento freqüente da barba.

>> Cera

Para o dr. Bedin, a cera quente é o segundo melhor método de se eliminar pêlos. Isso porque o calor abre os poros e suaviza a agressão sofrida, amenizando o processo inflamatório. A depilação dura poucos minutos, porém, pode ser dolorida na área da barba devido à grossura dos pêlos. A cera fria funciona como uma fita adesiva arrancando os pêlos pouco a pouco e pode machucar a pele devido a fricção da cera. Com o uso de qualquer cera, o pêlo demora de 15 a 20 dias para nascer.

>> Lâmina de barbear

O método mais tradicional e corriqueiro. “O grave inconveniente da lâmina ao deslizar sobre qualquer parte do corpo é machucar a pele e ter um intervalo de crescimento curto, de dois a três dias”, afirma o dermatologista. Para se barbear, passe o aparelho no sentido do pêlo. Nunca escanhoar. “Para aqueles com peles sensíveis, existem produtos específicos para amenizar as irritações. Quem tem foliculite, melhor esquecer a lâmina.”

>> Creme depilatório

Agentes químicos depositados sobre a pele corroem a base dos pêlos. O fio fica solto e cai ao passar uma bucha. É prático e indolor, porém, reações alérgicas ao produto são constantes. Não é indicado para o rosto e áreas íntimas.


Hospedagem de site