Cuba estuda adotar modelo brasileiro de TV digital

25-06-2009 10:06

O governo cubano ainda não definiu qual o padrão de TV digital que irá adotar, mas já está realizando diversos testes, inclusive com o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. A informação é do vice-ministro de Informática e Comunicações de Cuba, Alberto Rodriguez Arufe, que esteve reunido hoje com o ministro das Comunicações brasileiro, Hélio Costa.

"Nos interessa muito conhecer mais sobre esse sistema, suas possibilidades do ponto de vista do desenvolvimento social, da interconectividade para a população e queremos saber quais as possibilidades que teria para Cuba", disse. O vice-ministro informou que o governo já recebeu equipamentos brasileiros para a realização dos testes.

Para ele, uma das principais vantagens do sistema adotado pelo Brasil é a possibilidade de interatividade dos telespectadores. "Assim como no Brasil, a televisão é o meio que mais chega à população cubana, e a TV digital pode facilitar que as pessoas recebam mais canais com mais qualidade", defende.

Segundo Arufe, Cuba pretende definir até o fim deste ano qual o padrão de TV digital que irá adotar no país. "Esta é uma aspiração, não é uma meta rígida, queremos tomar uma decisão madura, bem pensada. Não temos um prazo fixo, mas também não temos todo o tempo do mundo, pois o processo de apagão analógico avança, e não podemos demorar muito tempo", afirmou.

O vice-ministro cubano também disse concordar com a intenção brasileira de que todos os países da América Latina adotem o mesmo sistema de TV digital.

"Creio que seria muito conveniente para a América Latina para o processo de integração, para o desenvolvimento e defesa da identidade cultural de nossa região, que os países possam ter um sistema comum de televisão digital, pois isso facilitaria muito o intercâmbio e o vínculo entre nossos meios", disse.

Fonte: Agência Brasil


Hospedagem de site