Deputado apresenta requerimento para criar CPI do futebol maranhense

05-11-2009 18:37

Durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira, 5, o deputado Marcos Caldas (PRB) leu o requerimento que dará origem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará denúncias de irregularidades no futebol maranhense. O documento foi protocolado na Mesa Diretora na última quarta-feira e a partir de agora os líderes das duas bancadas da Casa indicarão seus componentes, em um número de cinco.

Para instalar a comissão o parlamentar conseguiu 20 das 14 assinaturas regimentalmente exigidas, embora anteriormente tenha afirmado que este número poderia chegar a 26. O requerimento divide as pretensões da CPI em vários temas. O primeiro para investigar possíveis irregularidades referente a manipulação de resultados, notadamente entre as partidas Viana x Chapadinha e Moto Club x Santa Quitéria. A comissão também investigará denúncias de irregularidades na venda de jogadores maranhenses para o exterior e a negociação de atletas menores de 18 anos para o exterior.

Outra denúncia a ser apurada é a possível sonegação no recolhimento de tributos por parte dos clubes e da Federação Maranhense de Futebol (FMF), entre outras irregularidades que possam ter sido cometidas pela FMF.

“A cada dia nos chegam mais denúncias envolvendo jogadores, árbitros de futebol e a própria Federação. Temos que ressaltar a importância do futebol, que foi o esporte que nos projetou internacionalmente. Por isso precisamos cuidar para que todas essas irregularidades sejam ‘passadas a limpo’”, afirmou Caldas.

“As inúmeras denúncias existentes de crimes administrativos da Federação caracterizam um fato de relevante interesse público, contra a ordem econômica e social”, acrescentou.

IMPEDIMENTO

Apesar de ser autor do requerimento que dará origem a esta CPI, o deputado Marcos Caldas não poderá participar diretamente de seu desenvolvimento. Isto porque o regimento da Casa impede que membros da Mesa participem de liderança, Comissão Permanente, Especial ou de Inquérito.

“Como quarto Secretário, infelizmente não poderei participar da CPI. Mas a minha colaboração será estar presente às sessões e repassar todas as denúncias que nos chegaram até o momento e que ainda poderão chegar. Informaram-me, por exemplo, que um time maranhense estaria sendo pago com recursos destinados à Saúde. E isso é um crime que precisa ser apurado”, finalizou. (Da Agência Assembleia)


Hospedagem de site