Estúdio de cinema MGM procura comprador para conter crise

16-11-2009 21:46

O estúdio de cinema norte-americano Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) informou, na noite da última sexta-feira (13), que está à procura de um comprador de suas ações. A decisão tem por objetivo garantir o futuro da empresa, envolta em dívidas acumuladas nos últimos anos.

Segundo nota divulgada pela empresa, a MGM "começa um exame das diferentes estratégias possíveis, entre as quais está a de funcionar como uma entidade independente, formar associações estratégias e avaliar uma eventual venda da empresa". O comunicado foi divulgado durante uma teleconferência entre um dos CEOs da MGM, Stephen Cooper e os 140 credores do estúdio, a quem a companhia deve US$ 3,7 bilhões.

Criada na década de 20, a empresa se tornou famosa por filmes como "Rocky: Um lutador" e "Dança com Lobos", estrelado por Mel Gibson. A empresa também é proprietária da United Artists, dirigida pelo ator Tom Cruise e responsável pela obra recente "Operação Valquíria". Desde 2004 a MGM é administrada por um consórcio que inclui a gigante Sony, além da operadora de TV a cabo Comcast.

Segundo informou a Agência Estado, a Time Warner - controladora do estúdio Warner Bros - e a News. Corp, de propriedade do magnata de mídia Rupert Murdoch, estão entre as possíveis compradoras da MGM.


Hospedagem de site