Fórum do Esporte e da Música finaliza atividades em Sergipe

09-11-2009 15:29

Depois deste último domingo, 8, os 40 municípios que receberam a Caravana do Esporte e da Música promovida pela ESPN Brasil estarão ainda mais fortalecidos. Isso porque após três dias repletos de debates, apresentações e troca de experiências, o 2º Fórum do Esporte e da Música se encerrou lançando aos representantes daquelas cidades um desafio claro: promover de forma integrada e responsável a continuidade das ações empreendidas pelo projeto. Realizado no hotel Starfish, na Barra dos Coqueiros, e apoiado pelo Governo de Sergipe, o evento foi uma realização da ESPN e dos Institutos Esporte e Educação, Sol da Liberdade e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A etapa final da programação do domingo se iniciou com uma palestra do coordenador de ações educacionais do Ministério da Educação, João Alberto Chagas. Na oportunidade, o gestor discorreu sobre o projeto Mais Educação, iniciativa do Governo Federal que direciona 500 milhões de reais para a promoção de severas mudanças no sistema pedagógico do ensino público. As instruções de Chagas focaram a articulação interministerial para o projeto, a integração da coordenação da ação com secretarias estaduais e municipais e a extensão dessa relação até as comunidades, escolas e universidades.

“O programa considera a cidade como um espaço de aprendizado e insere nas escolas esporte, lazer, direitos humanos, cultura, artes, cultura digital, educomunicação, prevenção e promoção da saúde, investigação das ciências da natureza, educação econômica, mobilidade urbana e educação no trânsito”, detalhou. Em Sergipe, projeto Mais Educação é atuante em 71 municípios.

Vitória compartilhada

Em seguida, Andrea Carvalho Alfama, coordenadora lotada no Ministério do Esporte, detalhou aos presentes o funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte. Sua explanação compreendeu esclarecimentos sobre os projetos que podem receber recursos da lei, quais os benefícios sociais decorrentes dela e quem pode usufruir das facilidades oferecidas. A palestrante também destacou a necessidade de desmistificar e esclarecer ao meio empresarial tudo o que for relativo à isenção fiscal por meio de doação. Por fim, a coordenadora exaltou a Caravana e vislumbrou uma maior aproximação entre o projeto e o Governo Federal. “Quero que vejam o Ministério dos Esportes como parceiro. O sucesso da Caravana em cada município também é uma vitória para nós”, disse.

A terceira e última palestra do dia foi conduzida por Roberto Nascimento, secretário de fomento e incentivo à cultura do Ministério da Cultura (MinC). Por meio de um organograma, o palestrante sintetizou a operação da Lei Rouanet - o mecanismo de investimento federal a projetos culturais - , exibiu um panorama do acesso da população a bens culturais, e fez um alerta aos participantes. “Não existe uma solução universal para a captação de recursos. Não há uma medida que dê conta da imensa diversidade de situações que os municípios dispõem ao longo de um país dessa dimensão”, disse.

Além disso, Nascimento ressaltou a necessidade de inserção de mais elementos de cultura na grade de atuação da Caravana do Esporte e da Música. “As vocações de cada território são muito próprias, e isso deve ser utilizado a favor da atuação do projeto. E como a pretensão é dar a tudo uma dimensão nacional, essa ampliação se torna ainda mais necessária”, disse. Ao fim de sua fala, o secretário do MinC também sugeriu meios para o desenvolvimento, em nível municipal, de ações efetivas para a cultura e o esporte, enfatizando a constituição de frentes parlamentares engajadas com ambas as áreas.

Encorajando mudanças

A última atividade de todo o Fórum consistiu de considerações finais dos principais coordenadores. O primeiro deles foi o representante do Unicef, Ruy Pavan, a quem coube unir em uma única explanação os mais diversos conceitos e desafios trabalhados ao longo do Fórum. Pavan propôs diversos encaminhamentos para que as idéias apresentadas sejam transformadas em melhorias efetivas para o projeto. Entre elas, a articulação a Caravana com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) para fortalecimento da comunicação entre os núcleos dos municípios, a necessidade de análise do impacto social de cada edição das caravanas, e integração maior com os municípios atendidos para a identificação de potenciais parceiros.

“Todos sempre saímos bem inquietos e repletos de informação desses encontros. Mas isso faz parte do processo, pois o aprendizado se faz com reflexão, prática e mais reflexão. É assim que deve ser essa Caravana, que não pretende tomar o espaço de ninguém nem de nada, mas sim utilizar as ferramentas dos próprios municípios para encorajar as mudanças”, ressaltou Pavan ao finalizar.

Gestora do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser comemorou os rumos bem sucedidos do Fórum. “Sempre esperamos que algo extraordinário resulte desses encontros que fazemos. Mas mesmo assim somos surpreendidos, e saímos com coisas ainda superiores àquelas que esperamos. Baseados nisso, vamos retornar com toda a força para as próximas edições da Caravana”, frisou.

Presença aguardada durante as considerações finais do Fórum, a cantora Daniela Mercury, diretora presidente do Instituto Sol da Liberdade, parabenizou a todos pelas atividades desenvolvidas e motivou os participantes. “Muitos até dizem que o esporte e a arte são conteúdos supérfluos, mas sabemos que não são, pois precisamos de ambos para nos entender como seres humanos. E é aí que está a importância da Caravana, pois ela é uma grande mobilização para que o esporte e a arte sejam inseridos na grade curricular das escolas. Queremos provocar a vocação das cidades, promovendo uma verdadeira alfabetização nessas áreas. E para isso a liderança de cada um de vocês é fundamental, pois um movimento sem líderes não tem sentido”.

Já Adriana Saldanha, coordenadora da Caravana do Esporte e da Música, ressaltou a parceria com o Governo de Sergipe para a realização do evento. “Existe uma preocupação muito grande do Governo deste estado com relação à educação, à formação da criança e do jovem. Então o que temos aqui é um espaço muito rico para conseguirmos estabelecer um modelo de política pública voltada para o esporte e para a arte. Agradecemos muito a Governo de Sergipe por ter nos acolhido aqui”, disse.

Experiência única


As experiências proporcionadas pelo Fórum foram exaltadas por diversos participantes, desde integrantes da própria Caravana a representantes municipais. Para a ex-jogadora de handebol Zezé, uma das oficineiras do projeto da ESPN, o encontro foi muito proveitoso. “Participei de seis caravanas e é simplesmente maravilhoso saber que algumas secretarias municipais exerceram a continuidade do que fizemos. Vimos projetos que conseguiram resgatar a vida de pessoas tidas como socialmente perdidas, e iniciativas maravilhosas que nos ensinaram muito”, disse.

Representante de um dos símbolos da amplitude da Caravana (a presença de diversas etnias indígenas brasileiras), a professora e integrante do povo Terena Marilza Gabriel, de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, também ressaltou a oportunidade proporcionada pelo Fórum. “Todos estávamos precisando desses saberes compartilhados aqui, como financiamento de projetos, captação de recursos. E eu também destaco a palestra do escritor Daniel Munduruku, que falou por todo o povo indígena e expôs pensamentos que são justamente o que nos conduz. Foi uma grande experiência para todos nós”.

Outro representante do povo Terene, o professor Édio Felipe Valério, de Dourados, Mato Grosso do Sul, também destacou como positivas as atividades do Fórum. “Desde as discussões sobre projetos de música até palestras como a do Daniel Munduruku, tudo foi válido e nos fez refletir o tempo inteiro. Foi uma troca de experiências única”.


Hospedagem de site