Ibope usa sociedade secreta para medir audiência da TV

28-11-2009 21:18


No último domingo (22/11) o Ibope travou no horário nobre e atrapalhou a medição de audiência na Grande São Paulo para todas as emissoras.  A grande pergunta que surgiu com essa situação foi: você conhece alguém que tenha um peoplemeter (medidor) em casa?

Essa questão é tema de texto publicado nesta sexta-feira por Daniel Castro, colunista do portal R7, da Record. A maioria das pessoas não conhece ninguém que participe dessa medição, mas é justamente a intenção do Ibope, já que quem possui a aparelho em casa assna um contrato de sigilo com a empresa, um compromisso de que não será influenciado por qualquer emissora.

“Ele [o telespectador que faz parte da amostra] não pode sair por aí falando que tem peoplemeter”, afirmou o diretor-geral do Ibope, diz Flavio Ferrari. Essa sociedade secreta, que serve como parâmetro estatístico para o Ibope, é constituída por 750 lares da Grande São Paulo, que é renovada a cada quatro anos e "remunerada" com brindes.

Com o peoplemeter é possível identificar o canal em que a TV está sintonizada e os dados são enviados, a cada minuto, para uma central através da rede de telefonia celular. E foi justamente a transmissão pela rede que parou de funcionar no domingo.

Segundo Ferrari, os problemas do Ibope começaram com o apagão elétrico do dia 10 de novembro. Ele afirmou que a pane “desconfigurou a potência das torres das operadoras de telefonia celular” e que o serviço melhorou, mas ainda não está totalmente restabelecido, já que apenas 450 estavam transmitindo seus dados no dia em que o Ibope travou.

O diretor-geral disse que a empresa está visitando as casas que tiveram problemas para resolver a situação. Em comentário no blog, Ferrari deixou seu email para as pessoas que quiserem questioná-lo diretamente.


Hospedagem de site