Interlagos pode igualar Suzuka e decidir título pela quinta vez consecutiva

06-10-2009 19:44

Com a diferença de 14 pontos para o segundo colocado faltando apenas duas corridas para o fim da temporada, é alta a probabilidade de o inglês Jenson Button conquistar o título mundial já na próxima corrida, em Interlagos. Caso o piloto da Brawn GP confirme o favoritismo, o GP do Brasil será palco da decisão do Mundial de Pilotos pela quinta vez consecutiva, igualando o recorde de Suzuka, que foi decisiva entre 1987 e 1991.
 

INTERLAGOS SE PREPARA PARA O GP

Desde 2005, todos os títulos mundiais de pilotos foram decididos em Interlagos. Naquele ano, uma terceira colocação no GP brasileiro fez o espanhol Fernando Alonso quebrar a sequência de cinco campeonatos consecutivos do alemão Michael Schumacher. No ano seguinte, Alonso conquistou o bicampeonato ao chegar em segundo lugar, atrás do brasileiro Felipe Massa.

Em 2007, foi a vez de Kimi Räikkönen fazer história. Com uma vitória no Brasil, o finlandês tirou sete pontos de vantagem de Lewis Hamilton e sagrou-se campeão com a maior virada de todos os tempos na Fórmula 1.

No entanto, Interlagos recompensou Hamilton na temporada seguinte: em 2008, o inglês conquistou o campeonato com uma ultrapassagem sobre Timo Glock na última curva, terminando a disputa apenas um ponto a frente de Felipe Massa.

RESULTADOS QUE GARANTEM O TÍTULO DE JENSON BUTTON EM INTERLAGOS
AFP
Button pontuou em 14 de 15 corridas disputadas na atual temporada
1º, 2º ou 3º qualquer qualquer
4º ou 5º 2º ou pior qualquer
6º ou 7º 3º ou pior 2º ou pior
4º ou pior 3º ou pior
sem pontos 5º ou pior 3º ou pior
Button Rubens Vettel
 
 

Caso Interlagos seja novamente o palco da comemoração do título, igualaria o recorde de Suzuka. Em sua estreia no calendário da Fórmula 1, em 1987, o circuito japonês viu Nelson Piquet comemorar seu tricampeonato. No ano seguinte, foi palco da primeira conquista de Ayrton Senna.

Em 1989, Alain Prost bateu em Senna na famosa chicane que antecede a reta dos boxes e ficou com o título. No ano seguinte, Senna deu o troco: acertou o rival na entrada da primeira curva, logo após a largada, e garantiu o bicampeonato. Já em 1991, Senna levou seu terceiro Mundial depois de Nigel Mansell rodar e dar adeus à corrida.

As chances matemáticas de Interlagos igualar o recorde de Suzuka são grandes. Com uma diferença de 14 pontos para Rubens Barrichello e 16 para Sebastian Vettel, Jenson Button garante o título se subir ao pódio do GP do Brasil - coisa que o piloto da Brawn GP conseguiu em oito de 15 corridas disputadas até agora.

Para evitar que o campeonato acabe em São Paulo, Barrichello precisa fazer cinco pontos a mais que seu companheiro de equipe. Ou seja, tem que chegar no mínimo em quarto lugar. Já Vettel teria que descontar sete pontos do inglês para continuar na disputa. Portanto, precisa terminar pelo menos em segundo.

  • Button vai ser campeão já em Interlagos?

Mesmo que o campeonato de pilotos não se resolva na próxima corrida, o GP do Brasil de 2009 deve entrar para história por outro motivo: caso coloque pelo menos um carro na zona de pontuação - como fez em todas as outras corridas do ano -, a Brawn GP será a primeira equipe a conquistar o Mundial de Construtores na temporada de estreia na Fórmula


Hospedagem de site