Lula quer metas no esporte olímpico já visando 2016

29-10-2009 14:31

O projeto do Brasil potência olímpica tem que ter um sistema de metas para cada modalidade, defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou que é preciso evitar que 'gringo' leve medalha na Olimpíada do Rio, em 2016.

"Já disse ao companheiro [Carlos Arthur] Nuzman [presidente do Comitê Olímpico Brasileiro] que nós vamos fazer uma reunião com todas as confederações de todos os esportes que participam da Olimpíada para a gente exigir que cada uma apresente para nós um plano estratégico e um plano de metas para a Olimpíada", disse Lula na inauguração de uma quadra poliesportiva na Mangueira, zona norte do Rio.

"A gente não vai conseguir patrocínio se apenas apresentar ideias. A ideia é importante, mas precisamos pôr no papel o que a gente quer fazer até 2016", concluiu o presidente.

O COB sempre foi contrário a estabelecer objetivos fixos para confederações, como número de pódios ou ouros em competições. Alega que essa não é a melhor de aferir resultados.

Mas o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, tem feito pressão por um programa de preparação de atletas com metas fixas. E seus executivos já falaram em maior controle estatal sobre os projetos de esporte olímpico.

Fato é que tanto o governo quanto o COB falam em aumento substancial da verba destinada ao esporte olímpico no país. No momento, o comitê recebe em torno de R$ 70 milhões por ano, via Lei Piva.

A questão é que Nuzman (que também preside o comitê organizador dos Jogos-2016), que estava na Mangueira, já deixou claro anteriormente que não abre mão de tocar o projeto de desenvolvimento olímpico. Ele pretende fazer reunião com as confederações para traçar sua estratégia.
Lula, entretanto, quer o governo ativo nesse processo.

"O Brasil não vai fazer a Olimpíada para que gringo venha aqui levar as nossas medalhas. Vamos nos preparar como nunca para ganhar medalhas. Temos seis anos pela frente", declarou o presidente.

Nos Jogos de Pequim-2008, o país ficou em 23º no quadro de medalhas. Subiu 15 vezes ao pódio, três delas no topo. O recorde de cinco medalhas de ouro ocorreu em Atenas-2004.

Sobre a escolha do Rio para ser sede da Olimpíada, no início do mês, Lula voltou a dizer que os brasileiros tinham mais vontade do que os rivais, comparando o projeto do Rio com "uma criança com fome".

Ele espera ver o mesmo em relação aos esportistas brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos de 2016. "Uma quantidade enorme de atletas que vão ultrapassar todas as barreiras exigidas para uma Olimpíada para disputar as medalhas que nós, do Brasil, queremos ganhar, e muito", disse.

Sob o ponto de vista da organização dos Jogos do Rio, a primeira reunião importante começará nesta quinta-feira, com a chegada de membros do COI (Comitê Olímpico Internacional). Integrantes da prefeitura e do governo do Rio, além de gente do Ministério do Esporte e do comitê Rio-2016, irão participar.


Hospedagem de site