O voo alto do 'Besouro' nos cinemas

09-11-2009 15:37

Cercado de expectativas, o longa Besouro, de João Daniel Tikhomiroff, já garantiu bons números logo nos primeiros dias em cartaz. Lançado no último dia 30, o filme do diretor carioca já atraiu quase 175 mil espectadores em 144 salas até a última quinta-feira, com renda de R$ 1,6 milhões.

A curiosidade em torno do longa é mais que justificada: com orçamento de R$ 12 milhões - alto, para os padrões nacionais -, teve luxos como o chinês Huen Chiu Ku, que trabalhou em filmes como Matrix, O Tigre e o Dragão e Kill Bill, como coreógrafo das lutas do filme.

A história é baseada no livro Feijoada no Paraíso, de Marco Carvalho, espécie de biografia romanceada do lendário capoeirista baiano que enfrentou o preconceito racial no início do século 20. Segundo as várias histórias sobre Besouro, ele tinha o corpo 'fechado' pelo candomblé e era capaz até de 'voar".

"Capoeira dessa forma nunca tinha sido feita. E a história do personagem pedia essa relação com esse mundo mágico", explica João Daniel. Intérprete do protagonista, o estreante Ailton Carmo, professor de capoeira, garante que os voos do filme não são tão fantasiosos assim. "Não tem tanta diferença para o que a gente faz. Além do mais, se você pensar, no caratê o cara voa? Não voa. Então ele precisa de efeitos especiais", compara.

Assim como Ailton, outro personagem importante do filme, Quero-Quero, também é interpretado por um não ator, Anderson Grillo. "Para mim, era essencial que os dois fossem excepcionais capoeiristas. Não queria a limitação de atores que aprendessem por uns meses", explica o diretor. Por isso, ele chamou a preparadora de elenco Fátima Toledo (de Pixote e Tropa de Elite, entre outros) para transformar atletas em atores.

A cultura negra é representada não só pelos capoeiristas, mas também pelos orixás, que aparecem em diversas cenas. "A maioria do elenco é de negros. E negros lindos. É um filme que tem o negro como protagonista, como herói, e isso no Brasil é muito importante. Quebra alguns paradigmas", analisa João Daniel.

Saga de capoeirista na Internet
Antes mesmo da estreia de Besouro, já havia um zunzunzum em torno do filme, que chegou a concorrer para representar o Brasil na tentativa de uma vaga entre os indicados ao Oscar de filme estrangeiro. "Um trecho ficou por duas horas num site. Alguém pegou e jogou no YouTube. Em 48 horas, tinha o maior número de acessos da história do cinema nacional", diz João Daniel.


Hospedagem de site