Pelé aponta mau planejamento no Santos e fala sobre 'malas'

05-11-2009 18:35

Pelé posa com o time sub-18 do Santos no lançamento da Copa Dondinho, na Caneleira

Pelé posa com o time sub-18 do Santos no lançamento da Copa Dondinho, na Caneleira

SANTOS - A péssima campanha do Santos no Campeonato Brasileiro é reflexo do mau planejamento do clube. Este é o pensamento de Pelé, que participou nesta quinta-feira do lançamento da Copa Dondinho, no Estádio Espanha, do Jabaquara - a competição leva o nome do pai do 'Rei'. Ele não quis apontar favorito ao título e reforçou: a mala branca (receber dinheiro de outro time para ganhar um jogo) é coisa comum no futebol.


"O Vanderlei Luxemburgo é meu amigo, mas o Santos deveria ter mantido Vágner Mancini [atualmente no Vitória]", afirmou Pelé. "Trocar de treinador é errado. O Santos falhou nessa parte. Ficou provado que o problema em momento nenhum era o treinador".

De acordo com ele, o Santos não possui um grupo forte. "Veja os cinco primeiros colocados do Brasileirão. Todos têm um grupo forte, um conjunto. Infelizmente o Santos não tem isso, o que nos deixa bastante tristes."

MALA BRANCA

 A FRASE
 Pelé
 Sobre a mala branca
"Era comum equipes que estavam nas últimas posições receberem incentivos para ganhar de quem estava na frente. Vejo isso de forma natural"

Para Pelé, mala branca no futebol é algo comum e não deveria ter tanta repercussão. Ele contou que já soube de muitas histórias envolvendo incentivo financeiro. "Tinha muito na minha época, mas não havia imprensa para divulgar", revelou o 'Rei do Futebol'.

"Era comum equipes que estavam nas últimas posições receberem incentivos para ganhar de quem estava na frente. Vejo isso de forma natural. Trata-se de um prêmio pela vitória". Ele disse que só não aceitaria se um time recebesse para perder. "Nesse caso, é condenável".

FAVORITO
O Rei do Futebol preferiu ainda não apontar um favorito ao título do Campeonato Brasileiro. Para Pelé, as equipes são muito parecidas e seria difícil fazer qualquer previsão. Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo lutam pelo campeonato.

"É bom você ter um campeonato equilibrado. Dificilmente temos tantos bons times na luta pelo título. O São Paulo cresceu na reta final, mas ainda assim está muito equilibrado. O Flamengo também está evoluindo, e não podemos esquecer o Atlético-MG", declarou.

Neste sábado, o Santos enfrenta o Náutico na Vila Belmiro pela 34.ª rodada do Brasileirão. O clube tem 42 pontos e briga por uma vaga à Copa Sul-Americana. Uma derrota para os pernambucanos aumentaria o risco de rebaixamento.

Atualizado às 17h12 para acréscimo de informações


Hospedagem de site