Pintas & cia

24-10-2009 22:15

>> Pintas: têm cor e formato variados e a distribuição delas é determinada geneticamente. Costumam aparecer nos primeiros 20 anos de vida e ficam com o aspecto acentuado conforme a exposição solar. Não são um problema, a menos que mudem de formato, tamanho ou tonalidade. Para retirá-las por motivos estéticos, usa-se bisturi.
>> Sardas: são tendência familiar e aumentam conforme a exposição ao sol. Quando se mantém distância da radiação, podem regredir e até desaparecer. Nunca evoluem para o câncer de pele, embora definam um tipo de pele mais vulnerável. Peelings e aplicação de ácidos podem clareá-las.
>> Fitofotomelanoses: a culpa é do suco de limão ou de plantas com seivas fotossensibilizantes. É tocar na pele e ir para o sol que as manchas surgem. Em casos graves podem provocar coceira e ardor. Desaparecem espontaneamente, mas devem ser protegidas com bloqueador solar.
>> Ceratoses actínicas: lesões pré-malignas causadas pelo excesso de sol. Podem ser avermelhadas, descamativas e endurecidas. Aparecem principalmente na face, mãos, braços e calva. Soluções: cauterização ou criocirurgia. No calor, com menos roupa, fica mais fácil achar pequenas manchas. Tome as providências para sumir com elas.
>> Micoses: surgem em situação de baixa imunidade, quando você entra em contato com fungos. Geralmente são esbranquiçadas e devem ser tratadas com pomadas e loções antifúngicas de aplicação tópica, sob prescrição médica.
>> Manchas escuras: segundo o dr. Mario Grinblat, dermatologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, esses tipos de mancha exigem observação constante. “O melasma é causado pelo aumento da melanina, enquanto o melanoma é a alteração tumoral das células que produzem a melanina. Os dois têm cura, mas o diagnóstico preciso e precoce é essencial para determinar o tratamento adequado.” Na maioria dos casos, o diâmetro das lesões é maior que 0,6 centímetro. Deve-se observar se há mudança de cor, contorno irregular, verruga inchada ou minilesões. O tratamento é cirúrgico.


Hospedagem de site