Quando a Ficção Imita a Ficção

25-09-2009 17:51

 

 
Idéias bem sucedidas normalmente tendem a ser copiadas. Isso é assim desde que o mundo é mundo e não seria diferente no mundo da ficção.
Quantas e quantas vezes você assistia a uma série e tinha a ligeira impressão de que já tinha visto aquilo em algum outro lugar? Algumas vezes, a cópia é tão descarada que não deixa dúvida de que se trata de uma cópia mesmo, na cara dura!
Pensando nisso, bolei esse especial que cita algumas séries que em sua estrutura ou núcleos, pegam ‘emprestado’ elementos que já foram sucessos antes em outras séries.
Bem vindo ao adorável mundo onde a ficção imita a ficção.
Sex and the City X Lipstick Jungle
Exibida originalmente entre 1998 e 2004 na HBO americana, Sex and the City foi um fenômeno que ainda hoje é reprisada e considerada um clássico. A história, baseada num livro de Candance Bushnell, era simples e cativou o público feminino (e masculino): Carrie era uma jornalista que contava em formas de crônicas, em cada episódio, a sua vida e a de suas três melhores amigas – Miranda, uma advogada centrada em sua carreira; Charlotte, uma comerciante de arte e a mais pudica das amigas; e Samantha Jones, uma relações públicas de vida liberal. A série ditou moda e tendências e depois do seu fim já teve um filme de Hollywood, cuja continuação chega às telas em 2010.
Claro que uma série de sucesso como Sex and the City geraria derivados. E em 2008 estreava na NBC americana Lipstick Jungle. Impossível não comparar a série com Sex and the City, uma vez que além de ser baseada na obra Candance Bushnell, a premissa era muito semelhante: três amigas novaiorquinas enfrentam os altos e baixos de suas bem sucedidas vidas. No elenco, Brooke Shields, Kim Rayver e Lindsey Price vivem as três melhores amigas. Entretanto, Lipstick Jungle não teve o mesmo desempenho de SatC e foi cancelada em sua segunda temporada.
Friends X How I Met Your Mother
Há 15 anos, Friends estreava na TV norte americana. Durante 10 temporadas acompanhamos a vida de Mônica, Chandler, Rachel, Ross, Phoebe e Joey, o grupo de amigos mais querido de Nova York. Seus encontros e desencontros, nos acompanharam e marcaram uma geração garantindo muita garagalhada para os expectadores. Friends é, sem dúvida, uma das séries mais bem sucedidas da história e tem lugar cativo no coração dos fãs.
Entretanto, em 2005, um outro grupo de amigos de Nova York apareceria na televisão norte americana. Em comum com Friends, os encontros e desencontros desses amigos. How I Met Your Mother foi aos poucos conquistando a audiência e hoje é queridinha de crítica e público, já em sua quarta temporada. A série gira em torno de Ted, que em 2030, conta aos seus filhos suas histórias e peripécias que o levaram a conhecer a mãe deles, 25 anos antes. Ted tem quatro melhores amigos: Marshall e Lily, noivos e que namoram desde o primeiro ano da faculdade; Robin, uma jornlalista; e Barney, um atrapalhado mulherengo. Apesar das sutis semelhanças com Friends, How I Met Your Mother consegue se reinventar e conquistar o seu lugar ao sol. Sinal de que, às vezes, boas idéias merecem ser reaproveitadas, desde que sejam desenvolvidas de forma um pouco diferente.
ER x Grey’s Anatomy
A comparação entre essas duas já é clássica. Existe até uma famosa piadinha: “ER está para Grey’s, assim como Grey’s está para ER!”. As comparações já começam por serem ambas séries médicas e que passam suas tramas dentro das paredes de um hospital. Mas como ER estreou antes, no longínquo ano de 1994, podemos dizer que ela é quem foi copiada por Grey’s Anatomy, que estrearia somente em 2005, 11 anos depois de ER, certo? Errado! Durante os quatro anos em que as duas séries foram simultaneamente exibidas, uma passou a copiar a outra e, vejam bem, isso nem foi criticado pelos fãs, afinal, ambas tem qualidades inquestionáveis e a audiência correspondia à altura e prestigiava ambos dos dramas médicos. Shonda Rimes, criadora de Grey’s Antomy, inclusive já declarou algumas vezes que sempre foi fã de ER e que adora homenagear a série dentro da história de Grey’s. Sabendo como copiar e fazendo bem, por que não?

imitacapa

Idéias bem sucedidas normalmente tendem a ser copiadas. Isso é assim desde que o mundo é mundo e não seria diferente no mundo da ficção. Quantas e quantas vezes você assistia a uma série e tinha a ligeira impressão de que já tinha visto aquilo em algum outro lugar? Algumas vezes, a cópia é tão descarada que não deixa dúvida de que se trata de uma cópia mesmo, na cara dura!

Pensando nisso, bolei esse especial que cita algumas séries que em sua estrutura ou núcleos, pegam ‘emprestado’ elementos que já foram sucesso antes em outras séries.

Bem vindo ao adorável mundo onde a ficção imita a ficção.


Hospedagem de site