Regina Casé e Dan Stulbach formam dupla 'do mal' na minissérie Som e Fúria

06-07-2009 18:49
TV Globo/Reprodução

Os personagens de Regina Casé e Dan Stulbach detestam Shakespeare e querem lucrar com o teatro

Não bastasse a morte de seu diretor artístico, Oliveira (Pedro Paulo Rangel), e a volta de um filho nada pródigo, a companhia de teatro da minissérie Som & Fúria, que a Rede Globo apresenta a partir desta terça, dia 7, logo após o Casseta e Planeta, Urgente! ainda vai ter que conviver com uma dupla que só pensa em grana.

 

Ricardo da Silva, personagem de Dan Stulbach, é o diretor financeiro da Companhia de Teatro do Estado (CTE). Ele vive preocupado com as contas e com o mau desempenho da temporada de Shakespeare e não poupa esforços para alavancar a bilheteria. Rapidamente, ele se junta a Graça, personagem de Regina Casé, uma funcionária da Secretaria de Cultura que não tem o menor escrúpulo para conseguir o que quer e que, neste caso específico, pretende transformar a companhia em uma grande empresa de musicais. 

 

- O personagem do Dan Stulbach, insuflado pelo da Regina Casé, resolve transformar o Teatro Municipal em uma máquina de fazer dinheiro. Então, o plano deles é acabar com essa chatice de Shakespeare e trazer grande musicais, como "Cats", que dão muito mais dinheiro e ainda podem render com a venda de bugigangas - conta o dirtetor da minissérie Fernando Meirelles.



Ambicioso, Ricardo (Dan Stulbach) tenta tornar a arte lucrativa e mais atraente para o grande público e, com isso, entra em constante conflito com Dante (Felipe Camargo), que assumiu a direção artística da companhia depois da morte de Oliveira (Pedro Paulo Rangel), e com o resto dos artistas. Mas, para o ator, o personagem não deve conquistar o ódio dos telespectadores.

 

  • Aspas

    Ela odeia teatro, odeia Shakespeare, acha tudo aquilo uma velharia que precisa reformar e transformar em shopping"

- Ele é divertido, confuso, tímido, atrapalhado, quase ingênuo. Então, eu acho que ele vai despertar esse lado sem preconceito. Por que ele é honesto nos seus defeitos. Os defeitos são sinceros, não são ardilosos. Ele não é exatamente inteligente. Acho que essa inocência é o mais legal - esclarece Dan Stulbach.

Já Regina Casé não pode dizer o mesmo de sua personagem. A atriz sabe que Graça tem tudo para ser odiada. E acrescenta que os artistas estão mais do que acostumados a conviver com gente da sua laia.

 

- A Graça é o tipo de pessoa que todo grupo de teatro odeia: a mulher da grana, do patrocínio. Ela sempre vai querer saber da bilheteria. E o resto do pessoal quer saber da peça. Então, esse personagem já é suficientemente odiado. E ela odeia teatro, odeia Shakespeare, acha tudo aquilo uma velharia que precisa reformar e transformar em um shopping. Ela é um clássico da carreira de ator. Mas igual a ela eu nunca vi - se diverte Regina.

 

Quem vê Dan Stulbach e Regina Casé lado a lado em cena deve imaginar que os dois já eram amigos de longa data. Mas a parceria com cheiro de sucesso surprendeu os próprios atores que, até então, não se conheciam.

 

- A parcera com a Regina foi uma surpresa. Nós tínhamos umas coisas cômicas que precisávamos combinar, aprontar um com o outro, e ela foi muito generosa. Teve uma cena em que eu levo uns tapas dela que não teve nada de ficção. Ela me bate mesmo! A gente combinou alguma outra coisa e na hora ela mandou ver. Tanto que eu acho que eu dou uma risadinha por que pensei: “caramba, você está me batendo”. Foi um prazer trabalhar com ela. Quando dá certo, dá para ver, não é? - comemora Dan.Já a parceria com Fernando Meirelles é antiga para Dan Stulbach. O diretor esteve presente bem no comecinho da carreira do ator.

 

- Eu conheço o Fernando desde garoto. Por que o meu segundo comercial foi com ele. E tenho um carinho desde lá. As nossas vidas mudaram muito. Eu adoro o cara, acho que ele tem várias qualidades. Além de ter muito bom gosto no trabalho, ele sabe muito bem o que faz. Então, para os atores é uma delícia chegar em um set que está pronto. O Fernando consegue, até pelo tempo que ele se preparou para isso, ter um equilíbrio de generosidade e objetividade enorme. E muito talento. É uma parceria que eu espero que se repita em breve - diz o ator. 

 

Quem também enche Fernando Meirelles de elogios é Regina Casé, que guardou como lembrança o email que recebeu do diretor com o convite para a minissérie.

 

- Sempre passava pela minha cabeça trabalhar com o Fernando. Qualquer coisa que ele me chame eu vou na hora. Aqui mesmo ele falou: "você pode escolher o personagem. Eu quero só que você esteja". Eu tenho até esse email dele guardado - entrega Regina.


Hospedagem de site