Soletrando recebe mais de 100 mil sugestões de palavras para a final

19-06-2009 20:34
TV Globo /Reprodução

Depois de três meses de competição, o Soletrando 2009 chega à final, que será disputada ao vivo no Caldeirão do Huck do próximo sábado, dia 20. E desta vez os três estudantes terão que enfrentar palavras enviadas pelo público. Até o último dia 12 de junho, o site do programa recebeu mais de 100 mil sugestões. Além disso, o próprio Luciano Huck pediu a participação dos telespectadores em seu microblog no Twitter e o professor Sérgio Nogueira aproveitou sugestões enviadas para seu email e de pessoas que lhe abordaram na rua.

 

Todas as sugestões passaram por uma triagem feita pela equipe do Caldeirão do Huck. Mas a palavra final é mesmo do professor Sérgio Nogueira que as aprova e classifica em cinco graus de dificuldade. A cada etapa, as palavras armazenadas no computador do Soletrando são trocadas. Na final, serão 200 que, como sempre, serão sorteadas aleatoriamente para cada finalista. E os três estudandes que vão disputar a bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil podem ir se preparando porque, se depender do público, o nível de exigência será altíssimo.

 

- Eu fiquei impressionado com as palavras que me deram para escolher. Quem mais contribuiu foram os telespectadores. A palavras que eles mandaram eram terríveis. Mais terríveis que as minhas. A gente as usou muito para a categoria de superdifíceis - conta o professor Sérgio Nogueira. 

 

  TV Globo /Reprodução 

Bruno, Larissa e Pedro vão enfrentar palavras sugeridas pelo público do Soletrando

A divisão é feita da seguinte maneira. As palavras que fazem parte do universo linguístico dos competidores e não apresentam nenhum grau de dificuldade vão para a categoria de facílimas. Quando elas apresentam apenas um grau de dificuldade, como um acento ou uma possível confusão entre o "s" e o "z", elas vão para o grupo de fáceis. A categoria de médias é composta por palavras que apresentam dois ou três graus de dificuldade e por palavras muito longas, que exigem uma boa memória visual dos competidores. Já as difíceis são aquelas de pouco conhecimento do público. Por fim, a última categoria teve que ser criada devido ao alto nível dos competidores.

 

- Agora inventamos as dificílimas. Como a garotada está chegando muito bem preparada, precisamos de palavras que induzam ao erro por que o jogo não pode ter empate. Na primeira edição, não precisamos chegar nessa sofisticação. Mas agora, o nível deles é algo incrível, a memória visual que eles têm também. Não sei como eles fazem. Cada um me diz que tem uma técnica diferente. Na temporada passada, uma das meninas me disse que treinava pulando corda. Se eu fosse fazer isso iria me atrapalhar ou com a corda ou com a palavra - se diverte o professor.

Reveja o caminho até a final do Soletrando 2009

No próximo sábado, dia 20, a partir das 13h45, o fluminense Bruno Roberto Santos, a pernambucana Larissa de Sousa Oliveira e o cearense Pedro Henrique Machado da Rocha se enfrentam ao vivo no palco do Caldeirão do Huck na final do Soletrando 2009. Depois de vencerem em seus estados e passarem pelas estapas eliminatórias e semifinais, os três estudantes vão colocar os conhecimentos a prova com palavras enviadas pelo público para alcançar o prêmio de uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil. Confira abaixo como os três alunos chegaram à final.

  

1. Bruno Roberto Santos - Rio de Janeiro

A primeira semifinal classificou o fluminense Bruno Roberto dos Santos. A primeira eliminada foi a catarinense Josiane de Morais, que caiu na pegadinha das palavras homônimas e soletrou "exfoliação" erradamente por que não pediu o seu significado. Bruno, então, garantiu lugar na final depois que o outro semifinalista, o alagoano Alex Sidney Oliveira, errou a grafia de "helícula". O desempenho de Bruno, que soletrou corretamente palavras difíceis como "exsudar" e "escabeche", impressionou o professor Sérgio Nogueira. 

 

2. Larissa de Sousa Oliveira - Pernambuco

A segunda semifinal foi dominada pelas mulheres. Larissa de Sousa Oliveira passou para a etapa final depois de ver a gaúcha Nathalia Juliani de Mesquita e a amapaense Auricélia do Nascimento deixarem a competição por errarem apenas uma letra em cada palavra. Nathalia trocou o "g" pelo "j" na palavra "ginetaço" e Auricélia, bicampeã de seu estado, trocou o "i" pelo "e" em "microincisão". Assim, Larissa deixou a cabine das letras para vestir a camisa amarela dos finalistas. 

 

3. Pedro Henrique Machado da Rocha - Ceará

O cearense foi o último a garantir lugar na final do Soletrando 2009. Ele derrotou o paraense Elvis Araújo de Almeida e a tocantinense Izabel da Silva, que errou a grafia da palavra "expensas". Bastou Pedro acertar a forma correta de escrever "esclerosar" para se encontrar com os outros dois finalistas no palco do Caldeirão do Huck.  

 


Primeiro campeonato nacional de soletração da televisão brasileira, o Soletrando estreou em 2007 e hoje envolve um universo de mais de duas mil escolas públicas de todo o Brasil. A cada ano, 27 estudantes, cada um de um estado, participam da disputa que é uma homenagem a língua portuguesa. As inscrições para a edição 2010 já estão abertas e podem ser feitas através do site do programa, até o dia 6 de julho.


Hospedagem de site