Som e Fúria é inspirado em Shakespeare

04-07-2009 20:48

Divulgação, TV GloboWilliam Shakespeare escreveu obras que são o farol da dramaturgia. Eternamente clássico, sempre moderno, erudito e popular, o bardo inglês ressurge às grandes plateias na próxima terça-feira, como motor inspirador de Som & Fúria, minissérie que a Globo exibirá em 12 capítulos.

Produção da O2 Filmes capitaneada pelo cineasta Fernando Meirelles, indicado ao Oscar por Cidade de Deus e autor da adaptação do livro Ensaio sobre a Cegueira, Som & Fúria leva para a TV trechos de Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão, Macbeth e Romeu e Julieta, textos sobre os os quais Shakespeare imprimiu elementos que seguem movendo os bons folhetins e as mais densas encenações: amor e ódio, humor e tragédia, paixão e traição, futilidades mundanas e ardilosas maquinações pelo poder.

Som & Fúria, adaptação da produção canadense Slings and Arrows, tem como cenário os bastidores de uma companhia teatral, cujos integrantes, em meio às montagens de Shakespeare, vivem eles próprios uma ciranda de emoções. O ator Dante, o encenador Oliveira e a atriz Elen, vividos respectivamente por Felipe Camargo, Pedro Paulo Rangel e Andrea Beltrão, são amigos de longa data que têm suas vidas alteradas após uma desastrosa montagem de Hamlet.

O cotidiano da trupe satiriza situações vividas nos palcos e nos estúdios: a diva temperamental, o astro veterano relegado a papéis secundários, o criador excêntrico, o empresário ganancioso, a rivalidade entre a turma do tablado e os jovens astros da TV, a busca por patrocínio, o dilema entre agradar ao público ou à crítica.

– Falar de Shakespeare de forma inteligente e acessível ao mesmo tempo não é fácil – diz Meirelles. – A série consegue falar tanto com o espectador que gosta de novela e quer apenas rir para esquecer o dia pesado quanto com o crítico de teatro.

Fonte:Noveleiros


Hospedagem de site